Medições

Medição de Aterramento em Alta Frequência

Medição de Aterramento em Alta Frequência

Medição de Linhas de Transmissão e Malhas de Subestações

Elaborar as medições e verificação da qualidade do aterramento das torres de linhas de transmissão de energia e subestações apresentam grandes desafios, pois linhas de transmissão e malhas de subestações tipicamente estão interligadas através dos cabos de guarda (para-raios).

A Electric realiza medições de aterramento com correntes em alta frequência pois com este método permite-se uma melhor avaliação do aterramento em condições próximas às condições de surto, como por exemplo, descargas atmosféricas ou chaveamentos.



Para evitar os erros de medição de resistência de aterramento usando um terrômetro convencional (quando utilizado o método convencional, mede-se a resistência de aterramento de todas as torres em paralelo) e evitar o trabalho de desconexão dos cabos de guarda de uma linha energizada a Electric utiliza o método de medição em Alta Frequência que mede de forma segura e confiável a resistência de aterramento de cada torre de linha de transmissão ou sistema de aterramento em subestações.

Para viabilizar este tipo de ensaio, utilizamos sistema de medição de aterramento em alta frequência (25kHz). Utilizamos instrumento que dispõe de um banco de capacitores que permite avaliar a componente indutiva da resistência de aterramento medida.

Medição de Aterramento em Alta Frequência
Medição de Aterramento em Alta Frequência – Subestação 525/230kV

Entre em contato agora mesmo e converse com nosso time de engenheiros e técnicos para saber qual a sua necessidade: contato@electricservice.com.br