Medições

Sag’s e Swell’s

Sag’s e Swell’s

Plantas industriais modernas estão ficando cada vez mais sensíveis aos sag’s (afundamento) e/ou swell’s (elevação). Os efeitos de um sag geralmente são mais visíveis do que os de swell.

Um sag de duração maior que 3 ciclos normalmente traz paradas de produção em sistema atuais. Os efeitos de um swell geralmente são mais destrutivos que os efeitos de um sag. Sag’s comumente não são distinguíveis de faltas de energia momentâneas, na medida que os efeitos em um equipamento podem ser os mesmos.

  • Benefícios:
  • Determinar causas e medidas para reduzir transtorno com paradas/queima
  • Diminuição dos custos com manutenção/perdas de produção
  • Atendimento à IEEE 1159, IEC 61000-4-30 e EN 50160

Afundamento de tensão durante curto-circuito na rede de distribuição

Solicite agora mesmo um orçamento para medição de “Sag’s Swell’s” através do contato contato@electricservice.com.br.

Sag, ou dip, é um afundamento de 0,1 a 0,9 pu em tensão ou corrente rms em uma duração de meio ciclo à um minuto. Swell é um aumento de 1,1 a 1,8 pu em tensão ou corrente rms em uma duração de meio a um minuto.

Equipamentos usados nas plantas industriais modernas (controladores de processos, controladores de programação lógica, mecanismos de ajuste de velocidade, mecatrônicos) estão ficando cada vez mais sensíveis aos sags de voltagem devido ao seu aumento de complexidade.

Na medida em que a velocidade dos circuitos operacionais aumenta e sua tensão nominal diminui, a vulnerabilidade a tais distúrbios aumenta. Os efeitos de um sag geralmente são mais visíveis do que os de swell. Um sag de duração maior que 3 ciclos é geralmente visto como o piscar de iluminação.

Sags comumente não são distinguíveis de faltas de energia momentâneas, na medida que os efeitos em um equipamento podem ser os mesmos. Equipamentos mais sensíveis, como computadores, podem travar ou mesmo perder informações armazenadas em memória volátil. Até mesmo relés e contatoras de starters de motores podem ser sensíveis a sags de voltagem, resultando no interrupção de um processo quando a queda ocorre.

Sags de tensão estão relacionados a causa mais comum de falhas no sistema de força de computadores.Os efeitos de um swell geralmente são mais destrutivos que os efeitos de um sag. A condição de sobretensão – SWELL - pode causar a queima de componentes dos equipamentos, ou mesmo criar um defeito acumulativo que aumenta gradualmente.

O aumento de tensão em iluminação incandescente pode ser notado se a duração do swel for maior que 3 ciclos.

Causas:

As causas de sags são divididas em 3 áreas: sistema de transmissão, sistema de distribuição e utilização pontual. Swells são tratados em um única categoria. Uma causa comum de sags e swells nas três áreas, é a mudança repentina de fluxo de corrente através da fonte de impedância.

No caso de um sag, um repentino grande aumento na corrente requerida por um equipamento irá causar uma tensão maior a ser entregue na fonte de impedância. Isto irá resultar em uma redução da tensão, no ponto de vista da carga.

Da mesma maneira como um “surge” uma redução repentina no fluxo de corrente irá causar um aumento na tensão em impedâncias indutivas ou capacitivas.

Solicite agora mesmo um orçamento para medição de “Sag’s Swell’s” através do contato contato@electricservice.com.br.